Perfil

Babá Vereador do Rio 50.100
Babá é professor da UFRJ, com mestrado em Planejamento Urbano pelo IPUR/UFRJ. Foi dirigente sindical da FASUBRA e fundador da CUT e do PT. Como parlamentar sempre esteve ao lado dos trabalhadores e do povo. Em 2003, foi expulso do PT junto com Heloisa Helena e Luciana Genro por ter votado contra a reforma que privatizou a previdência dos servidores públicos federais. Em 2005, fundou o PSOL, partido de inúmeros lutadores dos movimentos sociais, com uma bancada parlamentar formada por Chico Alencar, Marcelo Freixo, Janira Rocha, Jean Wyllys, Eliomar e Paulo Pinheiro. Babá possui o mesmo patrimônio desde que começou na política. Morador da Tijuca, vive com salário de professor. Ao concluir seu mandato renunciou à aposentadoria especial como deputado e se aposentará como todo trabalhador. Atualmente, integra o comando de greve das universidades e apoiou efetivamente a greve dos bombeiros, da construção civil, dos metalúrgicos, dos médicos, da CEDAE, dos professores e dos servidores públicos. Por isso, eleger Babá é a certeza de ter um vereador a serviço das lutas e reivindicações do povo carioca.


Marcelo Freixo Prefeito do Rio 50
Professor de História, Marcelo Freixo, 45 anos, milita há 25 pelos direitos humanos. É casado com a jornalista Renata Stuart. Participou de projetos educativos no sistema penitenciário; foi membro do Conselho da Comunidade do Rio de Janeiro e diretor do Sindicato dos Professores.
Em 2007, Marcelo Freixo assumiu o primeiro mandato como deputado estadual do PSOL, na Alerj. Em 2008, presidiu a CPI das Milícias, que indiciou 225 envolvidos e apresentou 58 medidas concretas para acabar com essa máfia. A CPI serviu de base para o roteiro do filme Tropa de Elite 2, cujo personagem Diogo Fraga foi inspirado na vida de Freixo.
Ele denunciou fraude no auxílio-educação na Alerj, que levou à cassação das deputadas Jane Cozzolino e Renata do Posto. Também pediu a cassação do deputado e ex-chefe de Polícia Álvaro Lins, acusado de lavagem de dinheiro, entre outros crimes.
Destacam-se entre as iniciativas de Freixo na Alerj: as leis que reconhecem o funk como atividade cultural e lan houses como de interesse social para o acesso universal à internet; a lei de prevenção e combate à tortura; a emenda constitucional para efetivar animadores culturais na rede estadual de ensino e a que ampliou para seis meses o aleitamento materno das servidoras estaduais — conquistas realizadas porque foram pensadas e organizadas em conjunto com os movimentos sociais.
Em 2011, já no segundo mandato, Marcelo Freixo presidiu uma CPI sobre o tráfico de armas e munições no Rio, que propôs 69 ações para aumentar o controle e a fiscalização dos arsenais públicos e privados no estado. Em 2012, Freixo pediu abertura de CPI para apurar as relações suspeitas entre o governo estadual e a empreiteira Delta.
Freixo é o presidente da Comissão de Defesa dos Direitos Humanos e Cidadania da Alerj e tem ativa participação na Comissão de Educação.




Nenhum comentário:

Postar um comentário